quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Buenaventura Durruti numa entrevista com Pierre Van Paasen (Toronto Star, setembro de 1936).



Para nós, é uma questão de esmagar o fascismo de uma vez por todas.
Nenhum governo do mundo combate o fascismo até a morte.
Quando a burguesia vê que o poder lhe escapa das mãos, recorre ao fascismo para manter-se. Há muito o governo liberal da Espanha poderia ter retirado o poder dos seus elementos fascistas. Mas, em vez disso, contemporizou, transigiu e perdeu tempo. Mesmo agora, neste exato momento, existem homens deste governo que querem facilitar as coisas para os rebeldes. Nunca se pode saber, não é mesmo? - o atual governo ainda pode vir a precisar dessas forças rebeldes para acabar com o movimento operário...
Sabemos o que queremos. Para nós, não importa que haja uma União Soviética, por cuja paz e tranquilidade Stálin sacrificou os operários da Alemanha e da China. Queremos aqui na Espanha agora, imediatamente, e não talvez depois da próxima guerra na Europa.
Estamos hoje dando muito mais preocupações a Stálin e a Hitler com a nossa Revolução do que o exército vermelho na Rússia. Para a classe operária alemã e italiana damos o exemplo de como tratar o fascismo.
Não espero que nenhum governo do mundo dê ajuda a uma revolução libertária. Talvez os interesses conflitantes dos vários imperialistas possam ter alguma influência sobre a nossa luta. É possível. Franco está fazendo o que pode para arrastar a Europa para o conflito. Ele não hesitará em lançar a Alemanha contra nós. Mas não esperamos qualquer ajuda, nem mesmo do nosso governo.
(Pierre Van Paasen interrompe para dizer: "Se vencerem, estarão sentados sobre um monte de ruínas".)
Mas nós sempre vivemos em cortiços e buracos nas paredes. Saberemos como arranjar-nos durante algum tempo. Pois não devem esquecer que também sabemos construir. fomos nós que construímos os palácios e as cidades na Espanha, na América e em toda a parte. Nós, os operários, saberemos construir outros para tomar o lugar dos que forem destruídos. E ainda melhores. Não temos medo de ruínas. Nós herdaremos a terra. Quanto a isto, não há a menor dúvida. Os burgueses podem fazer explodir e destruir o seu mundo antes de abandonarem o palco da História. Nós trazemos um mundo novo em nossos corações. E esse mundo está crescendo a cada minuto que passa".


WOODCOCK,George. Grandes escritos anarquistas. Porto Alegre: Editora L&M Pocket, 1981. p.228-229.

Nenhum comentário:

Postar um comentário