segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Saudações d@s camaradas da Federação Anarquista Gaúcha (FAG) ao II CONAPI.

Saudação ao II CONAPI

Impossibilitad@s de estar presentes no importante Congresso Anarquista do Piauí, a militância da Federação Anarquista Gaúcha (FAG), integrante da Coordenação Anarquista Brasileira, manifesta sua saudação ao congresso e a companheirada que nele toma parte.

Iniciativas como as que @s companheir@s tem animado no Piauí mostram que nossa ideologia tem recobrado sua vigência nos últimos anos, não para se afirmar como elegante requinte de cafés, mas fincando sua rubro negra bandeira em meio às lutas de nossa classe, dos de baixo, daqueles que nas primeiras associações de ajuda mútua da nascente classe operária davam os passos iniciais para o desdobramento de nossa fértil e promissora corrente socialista libertária.

Os tempos que vivem nossa classe, não apenas em nosso país como em escala internacional, são críticos mas abrem perspectivas de luta, resistência a acúmulo de importantes forças aos oprimidos, como temos visto na luta do povo grego contra as genocidas medidas de austeridade e na epopéia da luta do povo curdo que resiste a ofensiva fascista do fundamentalismo religioso organizado no ISIS ao passo que da o sopro de uma alternativa socialista e libertária aos povos do oriente médio.

Em nosso país o ano de 2013 foi um hiato que abriu novos cenários e possibilidades. Se, por um lado a direita em todas as suas vertentes, incluindo suas manifestações proto-fascistas, tem adquirido importante fôlego no cenário político, também temos tido uma importante reconfiguração das lutas sindicais desde as bases, com as chamadas “greves selvagens” que não raras vezes se chocam rigidamente ou até atropelam as direções burocráticas, incluindo ai as “burocracias radicais” organizadas em torno dos partido da esquerda eleitoral. Ocupações por moradia, lutas pelo transporte público e o direito a cidade, luta contra a violência policial nas periferias... um quadro que nos permite constatar que um novo ciclo de lutas e organização popular esta a surgir.

Estar presente desde as bases neste processo é o ponto de partida para fazermos o anarquismo voltar ao olho da tormenta das lutas de classe. Uma tarefa árdua, tortuosa e que poucas glórias nos traz a título pessoal, mas uma tarefa única e indispensável como diria nosso velho Neno Vasco.

Esperamos que este Congresso d@s companher@s seja um momento fundamental para fortalecerem sua organização, tal qual aprofundarem nos devidos debates e análises indispensáveis para a atuação cotidiana. Que seja um espaço de Pensamento e Batalha!

Saudações Libertárias,
Federação Anarquista Gaúcha (FAG) – 20 anos
Organização integrante da Coordenação Anarquista Brasileira (CAB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário