Quem Somos



O GEAPI nasce no fogo das barricadas de Junho de 2013, diante dos crescentes embates da luta de classes no Estado, e da dupla necessidade de romper com as metodologias políticas até então consagradas como único caminho de ordenamento social, assim como congregar os anarquistas piauienses, que até o momento se encontravam dispersos, militando individualmente. Vale ainda ressaltar que na cidade de Teresina, parte dos membros pertencia a um antigo grupo, o GEA (Grupo de Estudos Anarquistas) cujo qual teve atuação até meados dos anos 2000, enquanto que em Parnaíba, este seria a primeira tentativa de organizar os militantes libertários.

A priori, em uma articulação do Eixo Parnaíba-Teresina, os ativistas que já reivindicavam o socialismo libertário como teoria política, social e ideológica, passaram a contatarem-se, e no mês seguinte organizam em Parnaíba e Teresina as primeiras reuniões do Grupo, que de início já aglomerava um número significativo de participantes, e que ao longo do tempo foi crescendo ainda mais. 

Em Julho de 2014 comemorou seu primeiro aniversário, e neste curto espaço de tempo, causou estragos no putrefato corpo político piauiense, conquistou espaço entre trabalhadorxs e estudantxs, realizou dezenas de eventos (com destaque para o I Congresso Anarquista do Piauí, o CONAPI), e colaborou, ombro a ombro com outras organizações, na construção de manifestações, atos e ações diretas.

A proposta inicial do grupo é estudar as teorias anarquistas e seu desenvolvimento ao longo da história; ao passo que buscar paralelos com a realidade atual, compreendendo os limites e possibilidades das teorias libertárias. Na prática política e social, contribuir coletivamente na luta por um mundo sem opressores nem oprimidos, atuando diretamente em organizações estudantis, sindicais e populares, incentivando sempre uma luta autônoma, classista e de ação direta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário